Bom Dia Sunrise!

microadventuresmap_sunrise_1
Barragem da Rocha, Alentejo

Hoje é dia de levantar cedo. Levantar cedo, mas por uma boa razão: ver o nascer do sol! É um dos espetáculos mais bonitos da natureza, acontece todos os dias, tem hora marcada e pertence ao clube das raras atividades que é mais fácil de realizar no Inverno, já que o sol agora nasce pouco antes das 8h00, o que implica madrugar menos do que na Primavera.

microadventuresmap_sunrise_2
Algarve

ALGUMAS DICAS:

– Escolham um sítio em que o horizonte seja visível, isto é, em que a paisagem esteja desimpedida de casas e outros obstáculos visuais. Se isso não for possível não desanimem, pois como podem ver nas minhas fotos, as bonitas cores do nascer do sol brilham mesmo que o globo solar não seja diretamente visível.

– Um nascer do sol preto da água é ainda mais bonito, e em Lisboa o Tejo é o cenário prefeito para o conseguir. Experimentem o Miradouro das Portas do Sol, que tem vista para o Tejo e proporciona o enquadramento ideal para assistir ao espetáculo. Ou se preferirem um pouco mais afastado da cidade, as Lezírias de Alcochete são também uma moldura magnífica. Na minha foto inicial vimos um esplêndido nascer do sol na Barragem da Rocha, em Ourique.

– Assegurem-se que saem de casa com tempo suficiente para chegar ao local escolhido à hora certa: lembrem-se que o sol não espera! Depois instalem-se e apreciem as manchas escarlates, róseas e alaranjadas a tingir o céu, à medida que o globo iridescente emerge do horizonte. Apreciem a calma do tempo que demora até se transformar na luz sólida e brilhante que ilumina todos os dias. E se tivéssemos a mesma calma luminosa nas nossas tarefas do dia-a-dia? 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s